Durante a Quaresma de 2004, Sexta-Feira Santa, na
Igreja de São Marun em Detroit, Estados Unidos, no momento em que eu fixava a
imagem de São Marun, pensei nos milhares de Maronitas dispersos pelo mundo
inteiro. Foi neste dia exato que pensei na ceia de Taoditho, que reune a
família Maronita e ensina a história de seus ancestrais à nova geração para que
aprenda novas lições de vida.
Taoditho, é o termo da língua siríaca que significa ação de
graças. A ceia Maronita de Taoditho, é uma refeição de ação de
graças, durante a qual relembramos nossa história, desde
as origens até nossos dias. A história dos Maronitas pode ser dividida em três
partes, em cada uma lembramos dos momentos difíceis vencidos por nossos ancestrais,
assim como os momentos de prosperidade de nossa história.
Durante a ceia, impregnada de
símbolos (baseados sobre a história dos Maronitas
e sobre as refeições da Santa Ceia e da Páscoa), a família Maronita pode reviver o que seus ancestrais
sofreram para preservar a Fé, a Liberdade e a Indepedência, e como Deus pode a
partir do mal tirar o bem. Esta Ceia nos permite compreender o sofrimento e as
alegrias dos nossos ancestrais através dos sentidos (olfato, gosto, visão e
tato) e dos símbolos (rosas, ramos de
oliveira...).
Sobre a mesa de Taoditho, serão colocadas:
velas, pães, vinho, salmoura, ervas amargas, frutas, rosas, Bíblia Sagrada,
ramos de oliveira e guardanapos. Antes de começar a ceia é indispensável
explicar o significado da salmoura, das ervas amargas, das frutas, do pão e do
vinho em cada uma das ceias: Ceia Judaica do Séder, Santa Ceia,
Missa e a Ceia de Taoditho. Trataremos igualmente sobre o prato
principal na celebração e o papel da mulher.
Salmoura
Na ceia de Séder,
a família judaica utiliza a salmoura para lembrar as lágrimas de seus
ancestrais, quando eles foram escravos no Egito.
Na Santa Ceia, Jesus e seus discípulos teriam
utilizado salmoura para lembrar as lágrimas derramadas pelo Povo de Deus no
Egito.
Durante a Missa, lembramos as lágrimas derramadas no tempo em que vivíamos na
escravidão do pecado.
Na Ceia de Taoditho,
embebemos o pão na salmoura para lembrar as lágrimas derramadas
pelos nossos ancestrais Maronitas quando tiveram que deixar suas terras na
Síria e no Líbano.
Ervas amargas
Na ceia de Séder, a família judaica utiliza ervas
amargas para lembrar a amargura de seus ancestrais, então escravos no Egito.
Durante a Santa
Ceia, Jesus embebeu o pão em
um molho de ervas amargas e deu a Judas Escariotes para que ele pudesse experimentar o
gosto de sua traição.
Durante a Missa, lembramos a amargura que vivíamos quando
eramos escravos do pecado.
Na Ceia de Taoditho, lembramos a amargura que conheceram
nossos ancestrais quando foram humilhados sob a pressão da ocupação e da
divisão.
Fruta
Na Ceia de Séder, a família judaica come fruta (charoset)
para provar a doçura da liberdade.
Na Santa Ceia, Jesus e os seus discípulos provavelmente comeram frutas.
Como cristãos, experimentamos a doçura da liberdade, cada
vez que confessamos os nossos pecados,
antes ou após a Missa.
Durante a Ceia de Taoditho, comemos frutas (Fîré)
para experimentar a doçura da Fé, da Liberdade, da Independência e da Salvação.
Pão
Na ceia de Séder,
a família judaica prepara três pedaços de pães, chamados de Matsa. Segundo algumas explicações judaicas,
os três pedaços de pães representam os
Anjos que visitaram Abraão. Para os cristãos, os três Anjos representam
a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Na ceia de Séder, o
segundo pedaço de Matsa é dividido em duas partes. Uma metade é deixada
de lado com os outros Matsas e a
outra metade é embrulhada em um pano ou guardanapo e depois escondida. Após a
ceia, as crianças procuram esta metade e a trazem de volta à mesa.
Para os cristãos, Jesus, a segunda pessoa da
Santíssima Trindade, foi pregado sobre a Cruz (crucificado e morto), depois envolvido
num lençol e colocado no túmulo. No terceiro dia Ele ressuscitou.
Durante a Santa Ceia, após a refeição, Jesus trouxe o segundo
pedaço de pão, embrulhado num pano e
colocou de lado e disse a seus discípulos: “Tomai, isto é o Meu Corpo”
(Marcos 14, 22)
Durante a Missa, os padres dividem o pão e o comem,
dizendo: O Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo nos foi dado para o perdão de
nossos pecados e para a Vida Eterna”. Antes da comunhão, os Maronitas, cantam: “Eno
Eno lahmo dhayé emar Moran khul dokhel li bhaymonuto nirath hayé”,
que significa, “Nosso Senhor disse: Eu sou o Pão da Vida. Aquele que o
comer com toda sua Fé herdará a Vida Eterna”.
Na Ceia de Taoditho, temos três pedaços de pães
(Lahmo). O primeiro pedaço é dividido em dois para lembrar de Beit Marun (Casa de São Marun) que foi
destruída para a salvação da Fé. O primeiro pedaço é comido, enquanto que o
segundo é embrulhado num guardanapo ou pano, e colocado de lado. Após a ceia,
os Maronitas o comem em ação de graças,
lembrando como eles foram alimentados durante a história com o Pão da Vida
entregue por Marun, Beit Marun e a Igreja Maronita.
Vinho
Na ceia de Séder, a família judaica dispõe de
quatro cálices de vinho:
- Cálice da Satificação
- Cálice da Libertação
- Cálice da Redenção
- Cálice da Consumação
Durante a Santa Ceia, o Senhor Jesus ofereceu a seus
discípulos o terceiro cálice, o Cálice da Redenção, dizendo: “Bebei dele todos. Porque este é o Meu Sangue, Sangue da Nova Aliança que vai ser derramado
por muitos para remissão dos pecados” (Mateus 26, 27-28).
Durante a Missa, o padre bebe do cálice, dizendo: “O Sangue
do Nosso Senhor Jesus Cristo nos foi dado para o perdão de nossos pecados e
para a Vida Eterna”. Antes da comunhão os fiéis Maronitas dizem cantando: “Honaw
koso dmazgué Moranne al riche qayso qrub moyuté wechtaw méneh lhusoy hawbé”,
que significa, “Este cálice é o Sangue do Redentor crucificado. Venha e beba
pois ele perdoa nossos pecados e ressuscita os mortos”.
Na Ceia Maronita
de Taoditho, são utilizados quatro cálices de vinho:
- Cálice da Fé
- Cálice da Liberdade
- Cálice da Independência
- Cálice da Salvação
Nós lembramos assim dos mártires Maronitas que
derramaram seus sangues para a salvação da Fé, da Liberdade e da Independência.
Após a ceia pegamos o quarto e último
cálice, o da Salvação, para experimentar a alegria da Salvação.
Papel da Mulher
Na Ceia Maronita de Taoditho,
você vai descobrir a importância do papel da mulher na celebração. Na ceia do
Séder, a mulher acende as velas. Na história da Salvação, Maria, a Mulher ou a
Nova Eva, dizendo “Sim” (pelo seu “Fiat”), traz a Luz (Jesus Cristo) para
o mundo.
Na ceia Maronita de Taoditho, a mulher
representa Maria. Ela acende as velas: A vela grande representa Jesus Cristo, a
Luz do mundo. As três velas pequenas representam a Fé, a Esperança e a Caridade dos Maronitas que
foram atacados ao longo da história. As três velas grandes representam a Fé, a
Esperança e a Caridade dos Maronitas que se fortalecem. A mulher distribui
frutas às crianças (fîré) para elas experimentarem a doçura da Fé, da Liberdade, da Independência e
da Salvação. Entrega a Bíblia para fortificar esta Fé. Pede para cheirarem as
rosas que representam a Igreja; e entrega
ramos de oliveira para lembrar da menssagem de paz que os Maronitas devem levar ao mundo.
O prato principal
Na ceia Maronita de Taoditho,
a prato principal para o Jantar é Hérîssé:
Receita: 4 pernil de
cordeiro
2 pequenas
quantidade de grão de trigo
1 cebola grande
2 paus de
canela
3 folhas de
louro
Coloque a carne
numa panela grande e cubra com água.
Deixe ferver e mantenha o vapor. Adicione as cebolas, os paus de canela e as
folhas de louro. Deixe cozinhar lentamente por uma hora acrescentando água, se
necessário. Acrescente o trigo e deixe cozinhar
por mais uma hora até que o trigo esteja bem tenro,
então para terminar adicione uma cebola grande,
4 grãos de alho, uma pequena quantidade de manteiga e todas as
especiarias desejadas para dar sabor.
Sahtein
(Bom
apetite)
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