Monday, February 5, 2007

CEIA MARONITA DE AÇÃO DE GRAÇAS (Introdução)


Durante a Quaresma de 2004, Sexta-Feira Santa, na Igreja de São Marun em Detroit, Estados Unidos, no momento em que eu fixava a imagem de São Marun, pensei nos milhares de Maronitas dispersos pelo mundo inteiro. Foi neste dia exato que pensei na ceia de Taoditho, que reune a família Maronita e ensina a história de seus ancestrais à nova geração para que aprenda novas lições de vida.

Taoditho, é o termo da língua siríaca que significa ação de graças. A ceia Maronita de Taoditho, é uma refeição de ação de graças, durante a qual relembramos nossa história, desde as origens até nossos dias. A história dos Maronitas pode ser dividida em três partes, em cada uma lembramos dos momentos difíceis vencidos por nossos ancestrais, assim como os momentos de prosperidade de nossa história.

Durante a ceia, impregnada de símbolos  (baseados sobre a história dos Maronitas e sobre as refeições da Santa Ceia e da Páscoa), a família  Maronita pode reviver o que seus ancestrais sofreram para preservar a Fé, a Liberdade e a Indepedência, e como Deus pode a partir do mal tirar o bem. Esta Ceia nos permite compreender o sofrimento e as alegrias dos nossos ancestrais através dos sentidos (olfato, gosto, visão e tato)  e dos símbolos (rosas, ramos de oliveira...).

Sobre a mesa de Taoditho, serão colocadas: velas, pães, vinho, salmoura, ervas amargas, frutas, rosas, Bíblia Sagrada, ramos de oliveira e guardanapos. Antes de começar a ceia é indispensável explicar o significado da salmoura, das ervas amargas, das frutas, do pão e do vinho em cada uma das ceias: Ceia Judaica do Séder,   Santa Ceia,   Missa e a Ceia de Taoditho. Trataremos igualmente sobre o prato principal na celebração e o papel da mulher.


Salmoura

            Na ceia de Séder, a família judaica utiliza a salmoura para lembrar as lágrimas de seus ancestrais, quando eles foram escravos no Egito.

Na Santa Ceia, Jesus e seus discípulos teriam utilizado salmoura para lembrar as lágrimas derramadas pelo Povo de Deus no Egito.

Durante a Missa, lembramos as lágrimas  derramadas no tempo em que vivíamos na escravidão do pecado.

Na Ceia  de Taoditho, embebemos o pão na  salmoura para lembrar as lágrimas derramadas pelos nossos ancestrais Maronitas quando tiveram que deixar suas terras na Síria e no Líbano.





Ervas amargas

            Na ceia de  Séder, a família judaica utiliza ervas amargas para lembrar a amargura de seus ancestrais, então escravos no Egito.
 
Durante a Santa  Ceia, Jesus embebeu  o  pão  em um molho de ervas amargas  e deu a Judas  Escariotes para que ele pudesse experimentar o gosto de sua traição.

Durante a Missa, lembramos a amargura que vivíamos quando eramos escravos  do pecado.
  
Na Ceia de Taoditho, lembramos a amargura que conheceram nossos ancestrais quando foram humilhados sob a pressão da ocupação e da divisão.


Fruta

            Na Ceia de  Séder, a família judaica come fruta (charoset) para provar a doçura da liberdade.

Na Santa Ceia,  Jesus e os seus discípulos  provavelmente comeram frutas.  

Como cristãos, experimentamos a doçura da liberdade, cada vez que  confessamos os nossos pecados, antes ou após a Missa.

Durante a Ceia de Taoditho, comemos frutas (Fîré) para experimentar a doçura da Fé, da Liberdade, da Independência e da Salvação.


Pão

Na ceia de  Séder, a família judaica prepara três pedaços de pães, chamados de   Matsa. Segundo algumas explicações judaicas, os três pedaços de pães representam os  Anjos que visitaram Abraão. Para os cristãos, os três Anjos representam a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Na ceia de Séder, o segundo pedaço de Matsa é dividido em duas partes. Uma metade é deixada de lado com os outros Matsas e a outra metade é embrulhada em um pano ou guardanapo e depois escondida. Após a ceia, as crianças procuram esta metade e a trazem de volta à mesa.

Para os cristãos, Jesus, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, foi pregado sobre a Cruz (crucificado e morto), depois envolvido num lençol e colocado no túmulo. No terceiro dia Ele ressuscitou.
  
Durante a Santa Ceia, após a refeição, Jesus trouxe o segundo pedaço de pão, embrulhado num pano  e colocou de lado e disse a seus discípulos: “Tomai, isto é o Meu Corpo” (Marcos 14, 22)

Durante a Missa, os padres dividem o pão e o comem, dizendo: O Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo nos foi dado para o perdão de nossos pecados e para a Vida Eterna”. Antes da comunhão, os Maronitas, cantam: “Eno Eno lahmo dhayé emar Moran khul dokhel li bhaymonuto nirath hayé”, que significa, “Nosso Senhor disse: Eu sou o Pão da Vida. Aquele que o comer com toda sua Fé herdará a Vida Eterna”.

Na Ceia de Taoditho, temos três pedaços de pães (Lahmo). O primeiro pedaço é dividido em dois para lembrar de Beit Marun (Casa de São Marun) que foi destruída para a salvação da Fé. O primeiro pedaço é comido, enquanto que o segundo é embrulhado num guardanapo ou pano, e colocado de lado. Após a ceia, os  Maronitas o comem em ação de graças, lembrando como eles foram alimentados durante a história com o Pão da Vida entregue por Marun, Beit Marun e a Igreja Maronita.

Vinho

            Na ceia de  Séder, a família judaica dispõe de quatro  cálices de vinho:

- Cálice da Satificação
- Cálice da Libertação
- Cálice da Redenção
- Cálice da Consumação

Durante a Santa Ceia, o Senhor Jesus ofereceu a seus discípulos o terceiro cálice, o Cálice da Redenção, dizendo: “Bebei  dele todos. Porque este é o Meu Sangue,  Sangue da Nova Aliança que vai ser derramado por muitos para remissão dos pecados” (Mateus 26, 27-28).

Durante a Missa, o padre bebe do cálice, dizendo: “O Sangue do Nosso Senhor Jesus Cristo nos foi dado para o perdão de nossos pecados e para a Vida Eterna”. Antes da comunhão os fiéis Maronitas dizem cantando: “Honaw koso dmazgué Moranne al riche qayso qrub moyuté wechtaw méneh lhusoy hawbé”, que significa, “Este cálice é o Sangue do Redentor crucificado. Venha e beba pois ele perdoa nossos pecados e ressuscita os mortos”.

Na Ceia Maronita  de Taoditho, são utilizados quatro cálices de vinho:

- Cálice da Fé
- Cálice da Liberdade
- Cálice da Independência
- Cálice da Salvação

Nós lembramos assim dos mártires Maronitas que derramaram seus sangues para a salvação da Fé, da Liberdade e da Independência. Após a ceia pegamos o  quarto e último cálice, o da Salvação, para experimentar a alegria da Salvação.

Papel da Mulher

            Na Ceia Maronita de Taoditho, você vai descobrir a importância do papel da mulher na celebração. Na ceia do Séder, a mulher acende as velas. Na história da Salvação, Maria, a Mulher ou a Nova Eva, dizendo “Sim” (pelo seu “Fiat”), traz a Luz (Jesus Cristo) para o  mundo.

            Na ceia  Maronita de Taoditho, a mulher representa Maria. Ela acende as velas: A vela grande representa Jesus Cristo, a Luz do mundo. As três velas pequenas representam a  Fé, a Esperança e a Caridade dos Maronitas que foram atacados ao longo da história. As três velas grandes representam a Fé, a Esperança e a Caridade dos Maronitas que se fortalecem. A mulher distribui frutas às crianças (fîré) para elas experimentarem a  doçura da Fé, da Liberdade, da Independência e da Salvação. Entrega a Bíblia para fortificar esta Fé. Pede para cheirarem as rosas que representam a Igreja; e entrega  ramos de oliveira para lembrar da menssagem  de paz que os Maronitas devem levar ao  mundo.

O prato principal

            Na ceia Maronita de Taoditho, a prato principal para o Jantar é Hérîssé:

Receita:                   4 pernil de cordeiro
                                2 pequenas quantidade de grão de trigo
                                1 cebola grande
                                2 paus de canela
                                3 folhas de louro

Coloque  a carne numa panela grande e cubra  com água. Deixe ferver e mantenha o vapor. Adicione as cebolas, os paus de canela e as folhas de louro. Deixe cozinhar lentamente por uma hora acrescentando água, se necessário. Acrescente o trigo e deixe cozinhar  por mais uma hora até que o trigo esteja bem tenro, então para terminar adicione uma cebola grande,  4 grãos de alho, uma pequena quantidade de manteiga e todas as especiarias  desejadas para dar sabor.


Sahtein
(Bom apetite)


No comments:

Post a Comment