Wednesday, February 7, 2007

QUESTÕES FREQUENTES


Q. A ceia de Ação de Graças Maronita, Taoditho fazia parte da tradição Maronita?

(R) Não, a ceia de Ação de Graças foi uma idéia original.

Q. Quando é que isto começou?

(R) Durante a quaresma, o Padre Antônio Elfeghali  explicou em diferentes ocasiões, o que teria acontecido na última ceia, e como Jesus teria celebrado a ceia de vigília.

Na Sexta-Feira Santa de 09 de abril de  2004, o Padre  Antônio estava na igreja de São Marun em Detroit, quando pela primeira vez pensou em fazer alguma coisa para os Moronitas baseado na história e na experiência destes.

Q. Porquê somente os pais começam a recitar o Salmo78?

(R) Por causa da respondabilidade dos pais em ensinar a seus filhos sua história e herança. Eles precisam passar isto para a nova geração.

Q. O que representa a vela grande?

(R) Representa o Senhor Jesus Cristo,  Luz do mundo.

Q. Porquê que a mulher acende a vela grande?

(R)A mulher representa a Maria, a Mãe de Deus, que por seu  “sim”, trouxe a Luz (Jesus Cristo) para o mundo. A mulher acende a vela grande que representa Jesus Cristo, a Luz do mundo.

Q. Qual é o papel da mulher durante a ceia de Ação de Graças  dos Maronitas?

(R) Durante a ceia de Ação de Graças dos Maronitas a mulher faz o papel de Maria, preparando o ambiente, trazendo luz para a família, fortificando a fé das suas crianças, fazendo-lhes apreciar a igreja, ensinando-lhes a importância de serem apaziguadores, e fazendo-lhes provar a doçura da Fé, Liberdade e Independência.

Q. O que representam as três velas pequenas?

(R) As três velas pequenas representam a Fé, Esperança e Caridade dos cristãos em Antióquia.

Q. O diálogo entre Deus e Marun aconteceu literalmente?

(R) Não. Isto não aconteceu literalmente. Mas se olharmos  a história dos Maronitas e o que somos hoje, você poderá constatar a profundeza da vocação de Marun e a importância de sua missão carismática.

Q. Porquê  Deus em algumas ocasiões  diz  “nós” em vez de  “Eu”?

(R) “Nós” representa a Santissíma  Trindade: Pai, filho e Espírito Santo.

Q. Porquê Deus em outras ocasiões diz  “Eu” em vez de  “nós”? 

(R) Cada “Eu” representa uma pessoa da Santissíma Trindade.
O  “Eu” no “Eu sou o pai compaixante”,  representa o Pai.
O  “Eu” no “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”, representa Jesus Cristo, o Filho.
O  “Eu” no “Eu sou o que conforta e consola”,  representa o Espírito Santo.
O  “Eu” no “Eu, o Eterno, serei o teu Deus”,  representa o único Deus.

Q. Eu não gosto da idéia de que Deus entregaria o seu povo aos seus inimigos. Porquê que Deus faria isto? Podes me explicar?

(R) Não é Deus responsável por isto. Deus é amor. São nossos pecados, as nossas divisões e a nossa separaçao de Deus que nos leva à desgraça. Nós nos tornamos facilmente vulneráveis aos nossos inimigos porque nós nos separamos do Espírito de Deus. Deus permite que os nossos inimigos nos dominem de modo que possamos nos arrepender e possamos voltar os nossos corações para Deus.


Q. Porquê que nós rezamos o Pai Nosso depois do diálogo de Marun com Deus?

(R) É o início do chamado de Deus para a vocação  de Marun. É o início  da história  dos  Maronitas. É mais que uma oração, é o projeto de vida de São Marun e dos Maronitas. É o inicio de uma profunda relação entre o Deus Vivo,  Marun e os Maronitas. Deus é o Pai presente nos Céus. O  projeto de São Marun e dos  Maronitas seria: “Que teu Reino venha, que a tua vontade seja feita através da história dos Maronitas. Dai hoje aos Maronitas o pão quotidiano.  Perdoa as nossas ofensas através de sua história como ele  perdou os que o ofenderam. Não os deixeis cair em tentação das divisões ou separações de Deus, mas livrai-os do mal. Pelo Reino do Céu, o poder, e a Glória de Deus para sempre.”

Q. O que representa a sineta quando o dirigente toca?

(R) Ela representa um certo perigo (de um ataque,  uma perseguição).

Q. O que significa apagar a primeira vela, depois a segunda e a terceira?

(R) A primeira vela é a vela da Fé. Isto representa a fé dos Maronitas. Quando o dirigente apaga a vela, isto significa que a Fé dos Maronitas está sob ataque.
A segunda vela é a vela da Esperança. Isto representa a esperança dos Maronitas. Quando o  dirigente apaga a vela, isto significa que a esperança dos Maronites está sob ataque.
A terceira vela é a vela da Caridade. Isto representa  a Caridade dos Maronitas. Quando o dirigente apaga a vela, isto significa que a Caridade  dos Maronitas esta sob ataque.

Q. O que representa a salmoura?

(E) Representa as lágrimas dos nossos ancestrais. Na última Ceia, Jesus teria embebido a metade do pão na salmoura para lembrar as lágrimas do povo de  Deus, que eles verteram na Escravidão no Egito.

Q. Porque que a segunda metade de pão é embrulhada no pano?

(R) Na última Ceia, a segunda  metade do pão teria sido repartida, separada, e embrulhada num pano e guardado. Depois do jantar, Jesus teria pego a metade do pão guardado  e dado aos seus discípulos dizendo: “Tomai e comei, isto é o meu Corpo.”
A metade do pão que foi cortada na última Ceia representa Jesus Cristo, que foi flagelado, separado, enrolado num leçol de linho e guardado no túmulo. Jesus fez da segunda metade de pão um verdadeiro alimento, o seu santo Corpo.

Na ceia Maronita  de Taoditho, o pão representa a Beit Morun,  que foi repartida.

Depois do jantar, os Maronitas tomam a metade do pão guardado embrulhado no pano e comem. Isto representa o alimento  espiritual dado aos Maronitas atravéz do Marun, Beit Morun, e da igreja Maronita.  

Q. Porquê fazer todas as orações dos Salmos  79 e 23 na primeira parte da história dos  Maronitas?

(R) O Salmo 79 ajuda-nos a entender a dor e o sofrimentos que os nossos ancestrais passaram na Síria.
.
O Salmo 23 ajuda-nos a entender a confiança e a garantia que nossos ancestrais tiveram quando eles alcançaram as montanhas do Líbano.

Q. O que representa o vinho?

(R) Representa o sangue, o sacrifício e martírio. Na ceia Maronita de  Taoditho, o vinho representa o sangue dos nossos mártires.

Q. Há alguma semelhança entre o número de cálices na ceia Maronita de Taoditho, e a Santa Ceia de Páscoa?

(R) Na Santa Ceia de Páscoa há quatro cálices: o cálice da Santificação, o cálice da Libertação, o cálice da Redenção e o cálice da Consumação.

Na ceia  Maronita de Taoditho, há também quatro cálices: O cálice da Fé, o cálice da Liberdade, o cálice da Independência e o cálice da Salvação.

Q. O que representam estes quatro cálices?

(R) O primeiro, o segundo e o terceiro cálices representam os mártires que morreram em defesa da Fé dos Maronitas, da Liberdade e da Independência. Os mesmos representam o sofrimento e a dor dos nossos ancestrais pela redenção eterna. O quarto cálice representa  o fim da redenção eterna. Ele representa a alegria da salvação.

Q. O que significam os saldados de Cristo?

(R) “Os soldados de Cristo” certamente não significa soldados que declaram  as guerras santas, mas significa pessoas fiéis ao Evangelho e a Igreja.

Q. O que significam as três velas grandes que a mulher acende?

(R) Representam a Fé dos Maronitas, sua Esperança e sua Caridade, que se tornaram mais fortes.

Q. Porquê  que  Fîré inclui estas frutas?

(R) As maçãs, as ameixas secas, amendoim etc… podem ser encontrados no Líbano, o país que Deus deu a igreja Maronita como refúgio.

Q. O que os “Marôré” ou ervas amargas representam?

(R) As ervas amargas  representam a amargura  que os nossos ancestrais passaram pela humilhação ou ocupação. Na última Ceia, Jesus embebeu a metade do pão nas ervas  amargas e deu a Judas para ele provar a amargura da sua traição.  Na última Ceia, os discípulos embeberam a metade do pão nas ervas amargas para lembrar a amargura da escravidão que o povo de Deus viveu no Egito.

Q. Porquê  todos recitam o Salmo 85 e  Lucas 4, 18-19 na segunda parte da história dos Maronitas?

(R) O Salmo 85 ajuda-nos a entender a dor e o sofrimento que os nossos ancestrais passaram nas montanhas do Líbano sob opressão dos Mamelucos.

Lucas 4, 18-19 ajuda-nos a entender a vocação e missão que os nossos ancestrais tiveram quando eles se misturaram com outros povos da minoria nas montanhas do  Líbano.

Q. O que representam as rosas rodeadas de espinhos?

(R) As rosas representam a igreja Maronita. Os espinhos representam os desastres que aconteceram  no  Oriente Médio  entre os séculos XIII e XVI.

Q. Porquê  todos recitam os livros das Lamentações e Sofonias na terceria parte da história dos Maronitas?

(R) O livro das Lamentações ajuda-nos a entender a dor e o sofrimento que os nossos ancestrais viveram no Líbano sob a opressão dos Otomanos, dos Sírios e de Israel.

O livro de Sofonia ajuda-nos a entender a alegria dos Maronitas quando eles observam o desenvolvimento de sua  igreja  no interior e exterior do Líbano.

Q. O que significa reconciliação na história dos Maronitas?

(R) Depois das últimas divisões dos Maronitas (1990), o Papa João Paulo II chamou para um Sínodo especial para o Líbano em 1993. Este Sínodo preparou os Maronitas para o arrependimento e reconciliação.

Q. O que significa perdoar os inimigos?

(R) Certamente isto não significa manter-se passivo. O Patriarca Maronita, Nasrallah Boutros Sfeir deu um maravilhoso exemplo sobre como amar os inimigos: “sendo inteligente e meigo ao mesmo tempo, dizendo a verdade como ela é, sem atacá-los”.

Q. O que representam os ramos de oliveira?

(R) Representam a  paz.

Q. Em que dia nós celebramos a ceia  Maronita de Taoditho?

(R) A maioria das pessoas que celebraram a ceia de  Taoditho, gostariam de celebrá-la na noite de vigília  antes da festa de São Marun ou então  durante o dia da festa de São Marun, dia 9 de Fevereiro.

No comments:

Post a Comment